Projecto

” Eu estava em Inglaterra, com duas amigas. Tudo começou com ele. Tinham-me falado imenso dele. Iamos finalmente conhecer o tutor delas, uma grande entidade na Universidade de Bristol. Eu estava a subir as escadas e começo a olhá-lo lentamente de baixo para cima. Quando lhe chego à altura da cintura, vejo dreadlocks. Era aquele o professor? Foi um choque cultural. Então caí em mim. Estava a ser preconceituosa. Nunca me vi como tal. Mas, a verdade é que, se eu podia ter um preconceito, qualquer pessoa passará por preconceito pelo menos uma vez na vida”.

10687084_10202520112219782_6720445634200944305_nEtnias – Ideias e Preconceitos é uma exposição da ilustradora Sofia Zambujo, onde a arte e a ilustração se juntam para falar de preconceito e gerar uma mudança social positiva. A exposição retrata cidadãos de várias áreas geográficas e diferentes backgrounds sociais e culturais, que se espelham noutras possibilidades étnicas, mais ou menos improváveis.Cabe a quem visita a exposição, adivinhar qual das faces a verdadeira e, com isso, avaliar as suas ideias e preconceitos perante a realidade e as certezas – tantas vezes erradas – do colectivo.

É através da ilustração de Sofia que a arte vem criar um espaço de abertura e tolerância, relembrando-nos que a ilusão da nossa percepção sobre a realidade e os outros, é um desafio de construção diária, cuja responsabilidade de concorrer para um mundo mais justo e igualitário é de todos e de cada um.

O fim do preconceito és tu!

Testa-te