Maria João

G:IlustracoesSerieRacasDesenhosRacasUp1603 Model (1)
March 12, 2015

Maria João

Aceitei participar neste projecto porque acreditei desde o primeiro momento no mesmo. Acreditei nos seus ideais, acreditei na sua força, acreditei na sua intencidade e acreditei no alcance que este projecto ia tomar.
Este projecto tem por trás de si e como sua autora, alguém que há alguns anos me disse que queria abanar o mundo em relação ao racismo. Tenho a maior honra em ter participado neste projecto, a maior admiração pela autora deste projecto, que vai trilhar caminho. Que tenho a certeza e acredito que vai fazer história em Portugal e além fronteiras, porque o racismo é sem dúvida, das maiores violências que pode existir na humanidade.

Quanto ao alcance deste projecto e o que pode gerar na mudança da consciência social penso que poderá mudar, não de um dia para o outro, obviamente, este projecto pioneiro em Portugal é um projecto ambicioso, é um projecto que vai fazer pensar quem o acompanhar, quem o saiba pensar, porque a verdade é que ninguém pode conhecer, reflectir, sobre aquilo que não pensa, sobre aquilo que não conhece e este projecto poderá levar à mudança da consciência social começando pelos mais novos. Levando este projecto aos bancos das escolas, aos bancos das faculdades, a exposições que permitam que a população em geral, possa tocar, possa mexer, possa olhar, possa sentir.
Sentir, pensar, reflectir. Ir mais além no pensamento e fazer com que esta construção da humanidade vá para lá do nosso dia a dia. Vá para lá dos princípios e dos valores que regem a vida de cada um de nós, porque há ideiais que têm que alcançar a humanidade no seu todo. E este projecto, alcançando uma dimensão grande, que vai alcançar, poderá, em muito, mexer com esta consciência social.

Adorei ver-me retratada. Senti-me mais próxima do outro. Ao ver-me retratada, reflecti, pensei, interiorizei, extravasei, a minha opinião. Comovi-me, emocionei-me, ri, chorei e concluí que um projecto desta dimensão só poderá ir muito longe.